UNIVERSIDADE FEDERAL
DE RORAIMA
CURSO DE ARTES
VISUAIS
ACADÊMICAS: LAIS
MARTA E TAINÁ RIBEIRO
PÓLO ARTE NA
ESCOLA: QUAL O SEU PAPEL NA EDUCAÇÃO?
APRESENTAÇÃO
A proposta de visita ao Pólo Arte partiu de uma atividade
da disciplina de Tecnologia da informação TIC's. Um dos objetivos era conhecer
as instituições e o papel delas na educação em geral, seja faculdades, cursos
virtuais etc.
Várias instituições foram escolhidas e visitadas, a nossa
foi o Pólo Arte, que exerce função importante como formação continuada para
professores, pedagogos e acadêmicos do curso de Artes Visuais. Além de cursos o
Pólo também oferece palestras, eventos diversos voltados para a educação e
também para a arte, haja vista que há uma
carência de professores formado em arte no estado de
Roraima.
CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
O
Pólo Arte na Escola foi implantado em 22 de junho de 2004 e faz parte de uma
rede de instituições com a função de qualificar processos educacionais em arte
e a visão de ser agente qualificador de transformação de fonte de referência de
ensino da arte.
Atualmente
é coordenado pela Professora Pétira Maria Ferreira dos Santos e conta com um
bolsita pela manhã e outro pela tarde para atendimento em geral
Em
sua estrutura conta com o convênio da Fundação IOCHPE/ São Paulo-Instituto Arte
na escola E Pólo Arte na escola – Universidade Federal de Roraima (UFRR). Conta
com parcerias da Secretaria de Educação Estadual, Secretaria de Educação
Municipal, Órgãos Governamentais e não governamentais.
O
Pólo Arte como construção do saber direciona suas atividades em lócus do conhecimento
científico, escolas públicas e privadas, museus, instituições governamentais e
não governamentais, vivencia das necessidades da população, acesso a educação
por meio do site do pólo arte (ARTEBLOG, 2013).
Sua
responsabilidade é com a educação continuada oferecendo a professores e
comunidade cursos e congressos, grupos de estudo, grupos de pesquisa,
seminários e oficinas. Uma das formas de incentivas a produção é oferecendo um
acervo de vídeos, livros e revistas direcionados a arte. Esse material serve
como base para orientar professores em suas aulas. Eles podem ser emprestados
sem taxa alguma para os interessados, bastando fazer um cadastro no próprio
local.
Conforme
discutido em reunião, o Pólo Arte definiu realizar os grupos de estudos em módulos,
tendo início no dia 04/03, com duração de 120h, todas as segundas, sendo pela
manhã das 8h as 10h e tarde, das 15h as 17h, com término em 02/12. Cada
professor ministrará 3h por aula, sendo 2h presenciais e 1h de extra-classe,
totalizando 30 horas por cada módulo.
Módulos de estudo:
I - Metodologia para projetos no Ensino da Arte
Professora: Pétira Maria Ferreira dos Santos
I-Professora:Leocide Soares Ribeiro
I- Professora:Rosenira Lopes Simões
I;Silmara Gomes de Souza
II - Metodologia para o Ensino da prática em Artes Visuais
Professora: Dayana Soares Araújo
III - Arte e tecnologia
Professor: Anderson dos Santos Paiva
IV – Ações pedagógicas na Artes visuais
Professor: Vinícius Luge
CONCLUSÃO
O
Pólo Arte tem sido ferramenta importante para a formação de pedagogos que
lecionam artes na escola, pois com esse curso alguns participaram do seletivo
da prefeitura onde um dos criterios era ter feito o curso do Polo Arte. Devido
não haver professores formados na área de artes, os cursos oferecidos pelo Polo
enriqueceu o currículo de professores municipais, facilitando aulas de artes
mais ricas e não mais como preenchimento de tempo e de carga horaria como
erroneamente era feito até pouco tempo atrás.
Além
de pedagogos, alunos da primeira turma de Artes Visuais da UFRR já estão
fazendo o curso do Pólo, o que só tende a melhorar cada vez mais.
REFERÊNCIAIS BIBLIOGRÁFICAS
ARTEBLOG.
Disponível em: Artenaescolaufrr.arteblog.com.br. Acesso em: 10 dez. 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário